Sugestões – Festa do Espumante de Melgaço

Espumantes de Melgaço reunidos num único evento
Em exclusivo, durante três dias, duas dezenas de espumantes de 11 produtores do concelho. Espumantes à base da casta Alvarinho, espumantes rosé e outros lançamentos.
Grande montra de produtos regionais
Fumeiro, enchidos, queijos, doçaria e outras tentações. Quatro produtores de Melgaço apresentam uma montra diversificada de produtos de elevada qualidade, com ADN do concelho.
Restaurantes com degustações
Três dezenas de propostas gastronómicas assinadas por dois restaurantes que sabem confecionar com mestria o fantástico receituário de Melgaço e do Alto Minho.
Provas comentadas e sessões de show cooking
Mediáticos cozinheiros, em sessões de cozinha ao vivo, aceitam o desafio de reinterpretar o receituário tradicional, conferindo-lhe toques mais contemporâneos. E para aprofundar conhecimentos sobre os espumantes de Melgaço, provas comentadas com dicas práticas.
DIAS E HORÁRIOS DO EVENTO
25 nov / SEX. 18h – 02h
26 nov / SÁB. 12h – 02h
27 nov / DOM. 12h – 18h
LOCAL DO EVENTO
LARGO HERMENEGILDO SOLHEIRO – MELGAÇO
CONDIÇÕES DE ACESSO
ENTRADA GRATUITA
ATIVIDADES
Inscrições gratuitas.
COPO PARA PROVAS
Copo de prova 2,5€
A compra do copo de prova é opcional mas obrigatória a utilização do copo oficial no espaço do evento.
Município de Melgaço
Lgº Hermenegildo Solheiro-Vila
4960-551 Melgaço
www.cm-melgaco.pt
festadoespumante@cm-melgaco.pt
Telef.+351 251 410 100/968928023
Fax. +351 402429
Melgaço celebra com espumantes Alvarinho
Evento inaugura esta sexta-feira, no Largo Hermenegildo Solheiro
Esta sexta-feira, sábado e domingo, Melgaço volta a ser destino obrigatório. A FESTA DO ESPUMANTE está de regresso ao centro do município e a celebração que se avizinha promete ser inesquecível. Durante três dias, o Largo Hermenegildo Solheiro é montra para cerca de duas dezenas de espumantes da casta rainha da região, o Alvarinho, e gastronomia regional. A somar, um cartaz muito apetecível que contempla provas comentadas, provas sensoriais, sessões de cozinha ao vivo e muita animação. A inauguração decorre esta sexta-feira, pelas 18h, com a presença de Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura, Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, e representantes do Executivo Municipal, Assembleia e Câmara Municipal de Melgaço.
Alvaianas, Casa de Canhotos, Dom Ponciano, Dona Paterna, Encostas da Cabana, Memória a S. Marcos, Quinta de Alderiz, Quinta do Regueiro, Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Soalheiro, Terras da Aldeia e Terras de Real formam a lista de 13 produtores presentes nesta 2ª edição do evento. À larga maioria de espumantes elaborados a partir da casta rainha da região, o Alvarinho, juntam-se algumas versões rosé.
Para harmonizar, produtos regionais, entre os quais fumeiro, queijos e doçaria. O melhor da gastronomia regional é assegurado pelos produtores Aromas e Caprichos, Delícias do Planalto, Fumeiro Tradicional de Castro Laboreiro, Mel do Zé/Turma das Abelhas/Mel Urze Casa da Assureira, Melgaço em Sabores, Prados de Melgaço e Quinta de Folga. Em permanência, dois restaurantes – “O Brandeiro” e “Paris” – confecionam especialidades como rojões de porco bísaro, iscas de fígado de cebolada e espetada de cachena.
O programa da FESTA DO ESPUMANTE DE MELGAÇO inclui ainda sessões de cozinha ao vivo, onde reconhecidos chefes de cozinha reinterpretam receitas com produtos típicos da região. A primeira apresentação cabe a António Alexandre (Lisbon Marriott Hotel) e acontece sábado, dia 26, às 15h30. No domingo, dia 27, realizam-se duas sessões. A apresentação do chefe que acaba de alcançar estrela Michelin, Vitor Matos (Antiqvvm, Porto), decorre às 15h30, sob o tema “O espumante de Melgaço na minha cozinha”. Rui Ribeiro (EPRAMI – Escola Profissional do Alto Minho Interior), protagoniza o último show cooking do evento, às 16h30, sob o tema “Lampreia do Rio Minho”.
As especificidades dos espumantes da sub-região de Monção e Melgaço serão exploradas em duas provas comentadas, sexta-feira e sábado, conduzidas pelo sommelier Manuel Moreira, colaborador da revista WINE – A Essência do Vinho. No sábado realiza-se ainda uma prova sensorial que irá harmonizar mel e queijo de cabra.
Animação também não vai faltar, nomeadamente na vertente musical, com as atuações ao vivo de Patrícia Teixeira Trio (sexta-feira, 22h), Hugo Torres (sábado, 22h) e dj John Fan (sexta-feira e sábado, 24h).
FESTA DO ESPUMANTE DE MELGAÇO decorre dia 25 de novembro, das 18h às 2h, dia 26 de novembro, das 12h às 2h, e dia 27 de novembro, das 12h às 18h. A entrada é livre e a aquisição do copo oficial de provas tem um custo de 2,50€. Uma organização da Câmara Municipal de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.