Sugestões – Livro: A Ilustre Casa de Ramires – Manuscrito Autógrafo, de Eça de Queirós

Sugestões – Livro: A Ilustre Casa de Ramires – Manuscrito Autógrafo, de Eça de Queirós

 A Ilustre Casa de Ramires - Manuscrito Autógrafo Edição Genética Eça de Queirós

Reprodução de um manuscrito inédito de Eça de Queirós, primeiras versões do romance “A Ilustre Casa de Ramires”, com um Prefácio de Carlos Reis e um extenso estudo introdutório de Cristina Sobral.
Edição genética coordenada por Maria Isabel Rocheta.

Este manuscrito pertencia a Maria Angélica de Magalhães Vaz Pinto, do Porto, mas perdeu- se-lhe o rasto com a morte da proprietária. Foi reencontrado em 2006 num cofre do Banco Comercial Português, que entretanto o doou à Biblioteca Nacional de Portugal. De 1890 a 1900, uma breve narrativa de Eça de Queirós sofreu sucessivas metamorfoses até se fixar como o romance “A Ilustre Casa de Ramires”.

O autógrafo inédito agora publicado oferece-nos primeiras versões, que podemos situar entre 1890 e 1895, revelando a dinâmica da escrita de Eça, em busca da palavra certa, na construção de personagens e ambientes.
Encontramos aqui, portanto, a escrita queirosiana em processo, surpreendendo o escritor- artesão na sua banca de trabalho e na demanda do que neste original surge ainda como um romance virtual.

O culto da perfeição do protagonista, Gonçalo Mendes Ramires, na elaboração da sua novela histórica, surge entretanto como imagem especular do intenso e constante esforço de revisão de Eça de Queirós, documentado nos manuscritos em numerosas variantes: acrescentos, supressões, substituições.

«A presente edição genética lança uma nova luz, a partir de um outro prisma de observação metodológica, sobre a história daquele que é um dos mais representativos textos de Eça de Queirós.»
Carlos Reis, excerto do Prefácio

Autor Eça de Queirós
Editor Esfera do Caos
Data de lançamento 07/12/2016
EAN 978-9896801908
ISBN 9789896801908
Dimensões 17 x 24 cm
Nº Páginas 258
Encadernação Capa mole

Dezembro 6th, 2016 Por